Durante nossa vida nesta Terra, vivemos separados da presença de Deus. Por meio da Expiação, Jesus Cristo redime todos nós dessa morte espiritual. ... Nossos pecados nos tornam impuros e incapazes de viver na presença de Deus (ver Romanos 3:23; Alma 12:12–16, 32; Helamã 14:18; Moisés 6:57).
Como já foi ressaltado acima, o mal na filosofia de Tomás de Aquino significa exatamente a carência de perfeição no sujeito em que se dá. Ele (o mal) é, portanto, a falta, a ausência de ser, de perfeição, de virtude na natureza do ser, enfim, privação do bem do qual o sujeito deveria possuir, mas se encontra carente.
A alegação mais comum é esta: "Não consigo sentir a presença de Deus". E por não sentir, a ideia de um Deus distante, magoado ou frio, parece-lhe a mais óbvia e certa. Mas isso é um erro. Satanás torce por adquirirmos essa perceção, e ensina-o com maestria às pessoas, e por que não dizer, com deleite também.
O mal é o nosso distanciamento de Deus. Santo Agostinho categoriza o mal em três formas: ontológico, físico e moral, onde respectivamente representam o ser enquanto ser, a moralidade e o sofrimento no mundo. Entretanto, Santo Agostinho somente admite a existência de um, o moral.
Mal (do termo latino malu) geralmente se refere a tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser destruído. ... Em Plotino, a matéria é identificada com o mal e com a privação de toda forma de inteligibilidade. Em Kant, o ser humano teria uma propensão para o mal, apesar de ter uma disposição original para o bem.
A Bíblia determina que aquele que faz a vontade de Deus, esse é o que está perto de Deus: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! ... Sentir a presença de Deus não é musica alta, nem gritos, sentir a presença Dele é ser profeta na terra e saber que Deus te ama e te honra em tudo que você falar.
1 Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos. 2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro. 3 Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio. 4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.