O Índice de Jaccard é uma medida da similaridade entre dois conjuntos. Por exemplo, se tivermos dois conjuntos A e B, com os seguintes elementos A = {BB; BC; DD; DI; EF} e B = {BB; BD; DD; DF; EF}, podemos calcular o Índice de Jaccard pela intersecção entre esses dois conjuntos divido pela união deles.
O ındice de similaridade Jaccard indica a semelhança entre duas comunidades, comparando o n´umero de espécies entre as áreas utilizadas em seu cálculo e os n ´umeros de espécies exclusivas para cada área e o n ´umero de espécies comuns entre elas.
O índice de similaridade, também chamado de coeficiente de similaridade, pode ser entendido como uma medida que busca apresentar de maneira objetiva o nível de semelhança entre duas ou mais comunidades.
2a S1 =- -- e de Sorensen S2 = – a + b + c 2a + b + c onde a é o número de espécies comuns às duas amostras, b e c sendo o número de espécies ocorrendo em uma ou outra amostra (alternâncias). Esses índices variam entre 0 (nenhuma similaridade entre as duas amostras) e 1 (similaridade completa).
O índice de Bray-Curtis pode ser expresso como uma proporção de similaridade ou dissimilaridade (distância) na abundância das espécies. Em qualquer um dos casos seus valores vão de um máximo de um ao mínimo de zero. Essa padronização no intervalo entre um e zero facilita a interpretação e comparação.
A análise de cluster é uma técnica estatística usada para classificar elementos em grupos, de forma que elementos dentro de um mesmo cluster sejam muito parecidos, e os elementos em diferentes clusters sejam distintos entre si.
O coeficiente de correlação linear de Pearson entre os elementos da matriz de dissimilaridade (matriz de distâncias entre as cultivares, obtida a partir dos dados originais) e os elementos da matriz cofenética (matriz de distâncias entre as cultivares, obtida a partir do dendrograma) é denominado coeficiente de ...
A fórmula para esse índice é: β-1= [(S/αmedio)-1]/[N-1] x 100, no qual, S é diversidade regional ou riqueza total (número de espécies do grupo de lagos de cada período), αmédio é diversidade alfa média (número médio de espécies) para o grupo de lagos de cada período, N é número de lagos do período.
Na Análise de Cluster, busca-se verificar se conjuntos de variáveis que tenham ligação causal entre si têm relacionamentos que constituam agrupamentos. Quando se estuda grupos de consumidores, é a atitude que fornece os gatilhos para que os clusters sejam formados.