Esquema de rimas é como uma ordem que estabelece que verso rima com qual. Para isso, atribui-se a cada verso uma letra do alfabeto. Para versos que rimem com ele, damos a mesma letra. Marcaremos A para o primeiro verso e B para o segundo, já que não têm rimas entre si.
Quanto à combinação de rimas, o esquema abba corresponde a rimas opostas; se é aabb, trata-se de rimas emparelhadas; abab a rimas alternadas; o das rimas encadeadas é aba-bcb-cdc etc.
Rimas são repetições de sons vocais ou consonantais (ou os dois combinados) que acontecem em intervalos regulares dentro de um texto. Trata-se de um recurso sonoro bastante usado por poetas. Ao lado da metrificação, da assonância e da aliteração, as rimas são responsáveis pela musicalidade dos textos poéticos.
As rimas ocorrem quando duas palavras apresentam sons finais iguais ou muito parecidos. As rimas mais procuradas e utilizadas são as rimas perfeitas, em que há a correspondência total dos sons finais das palavras (pensador - sonhador).
Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABB. Sufocam minha canção." Rimas interpoladas (ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA. ... Rimas encadeadas: Quando as palavras que rimam se situam no fim de um verso e no início ou meio do outro.
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.