3 técnicas para gerenciar pensamentos e emoções
O gerenciamento dos pensamentos é o ponto central do tratamento psicoterapêutico de qualquer corrente de pensamento. ... A tarefa mais importante da educação é transformar o ser humano em líder de si mesmo, líder dos seus pensamentos e emoções.
A gestão dos pensamentos diz respeito à compreensão de como se dá o processo de formação dos pensamentos na sua mente e como eles impactam sua vida.
Gerenciar as emoções significa reconhecê-las em nós mesmos, nos outros e utilizar essa conscientização para administrar relacionamentos, tomar decisões e gerenciar o estresse. Tudo isso com o intuito de gerar bem-estar e alta performance nas atividades diárias.
Evite paralisar e aceitar tudo – Como dito antes, é possível sim controlar seus pensamentos e, consequentemente, seus sentimentos, desde que se queira fazer isso. Mas, existem momentos que são tão sutis na vida que acabam nos paralisando sem que se possa perceber.
E, segundo Augusto Cury, não basta desejar ser livre, é necessário construir a liberdade....Duvide, critique e determine seus pensamentos
O pensamento nos coloca diante de algo para ser avaliado, compreendido ou escolhido sem ter esse algo efetivamente a nossa frente. Ele elabora conceitos, idealiza, dá significado, cria juízos e faz com que tenhamos dentro de nós um universo bem peculiar.
Uma cabeça sem ideias é uma cabeça sem vida, dizem médicos e especialistas em meditação e ioga. ... Para meditar, deve-se ter, obrigatoriamente, um objeto de meditação, mais físico e real quando somos principiantes, e mais sutil quando temos uma prática avançada. A única forma de não pensar é não estar vivo.
Segundo Augusto Cury, o fenômeno RAM (registro automático de memória) trata-se de lembranças, aprendizados e hábitos cognitivos que adquirimos com nossas experiências de forma automática e involuntária.
Cury chama de auto fluxo. Sendo assim, o Eu (Ego) tem limitações quanto ao arquivamento da memória. O registro de tudo o que contatamos é automático e involuntário e é produzido por um fenômeno inconsciente chamado de Registro Automático da Memória (RAM).