A correição ordinária tem por finalidade a averiguação periódica da regularidade dos serviços nas unidades judiciárias de primeira instância, bem como a uniformização e padronização de práticas e rotinas cartorárias.
O que significa quando um processo vai para corregedoria?
Para o corregedor-geral, trata-se de uma oportunidade para identificar dificuldades e recomendar soluções, mas também para fortalecer os laços. "O tribunal diz quais as suas dificuldades e suas demandas e, como corregedor, digo como podemos contribuir", observa.
O que vem depois de vistos em inspeção?
Minutar Vistos em Inspeção - à conclusão Minutar vistos – à conclusão", após a preparação e assinatura do "Vistos em inspeção – à conclusão", o processo transitará automaticamente para a tarefa "[INSPEÇÃO] Processos inspecionados".
O que é correição virtual?
Segundo ele, a correição virtual terá funções específicas e não excludentes, permitindo diagnosticar com maior eficiência e amplitude a situação dos ofícios judiciais, determinando medidas corretivas e reorganizadoras de forma mais personalizada, assim como promoverá de maneira mais efetiva sua função orientadora.
O que significa vistos em inspeção em um processo?
Se a ação escolhida for "Em ordem? Sim", após a preparação e assinatura do documento "Vistos em inspeção – em ordem" o processo transitará automaticamente para a tarefa "[INSPEÇÃO] Processos inspecionados".
Qual o significado do termo "correição"?
O termo "correição", com base no Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, tem os seguintes sentidos: 1. Ato ou efeito de corrigir; correção. 2. Função administrativa, em via de regra de competência do poder judiciário, exercida pelo corregedor. 3.Visita do corregedor às comarcas, no exercício de suas atribuições.
Quando entra em vigor este provimento?
Art. 2º Este Provimento entra em vigor na data de sua publicação. ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI O DISPONIBILIZADO NO DJ-E DE 17, EDIÇÃO N. 156, FLs. 1003-1018. DATA DE PUBLICAÇÃO: 17
Qual é o sistema de Correição do Poder Executivo Federal?
O Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SISCOR) foi criado pelo Decreto nº 5.480/2005, com o objetivo de organizar, coordenar e harmonizar as atividades de correição no âmbito do Poder Executivo Federal, compreendendo as atividades relacionadas à prevenção e apuração de irregularidades.