Pensar sociologicamente significa entender aqueles que nos cercam em suas esperanças, desejos, inquietações e preocupações. O livro ainda inclui sucinta bibliografia organizada por temas e questões para orientar professores e alunos.
"Pensar sociologicamente pode nos tornar mais sensíveis e tolerantes em relação à diversidade, daí decorrendo sentidos afiados e olhos abertos para novos horizontes além das experiências imediatas, a fim de que possamos explorar condições humanas até então relativamente invisíveis" (BAUMAN; MAY, 2010, p.
O pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
Pensar sociologicamente fornece instrumentos para entender as forças externas que regulam nossos pensamentos, percepções e ações.
Pensar sociologicamente significa pensar os problemas sociais sem a pretensão de conhecê-los de forma científica, isto é, a partir das teorias sociológicas.
A sociologia tem muitas implicações práticas para nossas vidas, primeiramente a Sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não o nosso. Se compreendemos precisamente como os outros vivem, também adquirimos melhor entendimento de quais são os seus problemas.
O Que é Sociologia - ANTHONY GIDDENS sociológica. − "Aprender a pensar sociologicamente – olhando – em outras palavras, de forma mais ampla – significa cultivar a imaginação. Aprender a pensar sociologicamente - em outras palavras, usar um enfoque mais amplo- significa cultivar a imaginação.
Entender o conceito, perceber a diversidade presente em nosso cotidiano, relativizar alguns hábitos e costumes – e não só repudiar, como tentar eliminar posturas etnocêntricas – são formas para alcançarmos o objetivo de uma sociedade harmônica e saudável.
Ressaltam que é importante para a identidade da Sociologia estabelecer uma fronteira entre conhecimento sociológico formal e senso comum. ... III) A Sociologia e o senso comum se diferem quanto ao sentido que cada um atribui à vida humana em termos de como entendem e explicam eventos e circunstâncias.