A Declaração de Trânsito Aduaneiro, utilizado comumente por sua sigla – DTA, é um regime que permite o transporte da mercadoria importada dentro do território nacional, ainda sob jurisdição da Receita Federal. Esta é transportada de um recinto alfandegado a outro, com a suspensão de tributos durante o processo.
A utilização de DTA somente é permitida para carga amparada por conhecimento de transporte internacional. Normalmente, na importação a DTA é efetuada pelo Transportador Nacional de Trânsito Nacional (TNTN), que é o transportador nacional habilitado pela Receita Federal a operar trânsito aduaneiro nacional.
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.
Primeiramente, o importador ou exportador precisa ser habilitado pela Receita Federal para operar as mercadorias no regime DTA, e a transportadora deve apresentar uma garantia aduaneira, que protege o governo contra o risco de não pagamento dos impostos das cargas ingressadas que podem ser perdidas ou roubadas.
TRÂNSITO ADUANEIRO SIMPLIFICADO Tratando-se de regime cujo despacho tem trâmite célere e preferencial, o desembaraço para trânsito simplificado e a retirada da carga pelo interessado devem ocorrer, no máximo, até as 17 horas do dia subsequente ao da entrada da carga no recinto alfandegado.
Resposta: As DTAs são doenças transmitidas por alimentos, ou seja, na ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem também as DTA por envenenamento por toxinas naturais, como a ingestão de cogumelos venenos, e as toxinas de algas e peixes.
TC4: dá concessão transporte de zona primária para zona secundária, em a necessidade de armazenamento em até 24h após a chegada.
As principais doenças causadas por alimentos contaminados por microrganismos incluem:
Cadastro de Transportadores
MIC: Significa manifesto internacional de cargas – DTA: Declaração de trânsito aduaneiro, que é um documento de autorização alfandegária utilizado no transporte rodoviário, para que as mercadorias sujeitas a controle aduaneiro sejam transportadas de um recinto aduaneiro a outro numa mesma operação para despacho em ...