Em sistemas operacionais do tipo Unix, o chmod (abreviação de change mode, em português: alterar modo) é o comando e a chamada de sistema que pode alterar permissões de acesso de objetos do sistema (arquivos e diretórios) e sinalizações (flags) de modo especial. A requisição é filtrada pelo umask.
Você também pode alterar as permissões usando o chmod comando no Terminal. Resumindo, "chmod 777" significa tornar o arquivo legível, gravável e executável por todos.
chmod 777 dá acesso a escrita e execução de um arquivo. Essa combinação abre portas para vários tipos de exploits. chmod 777 significa que seu arquivo poderá ser lido, escrito e executado por qualquer usuário.
rw- => leitura e gravação; rwx => leitura, gravação e execução.
Alterando permissões no Linux. Para alterar as permissões de um arquivo ou diretório, temos que alterar o modo ( chmod , change mode) que elas estão organizadas. Vamos listar com a opção de lista longa para ver se ocorreu a mudança nas permissões: Permissão atribuída!
O comando rm do sistema operacional Unix é usado para apagar arquivos. É uma forma curta de se referir a remove (remover), é semelhante ao del no MS-DOS. Requer muito cuidado com o comando rm* pois apaga tudo sem confirmação por padrão.
Outro exemplo seria este: chmod 777 file2. txt, este comando basicamente daria TODAS as permissões para cada tipo de usuário (proprietário, grupo e outros)....Cada tipo de permissão tem seu próprio número:
Temos aqui o comando chmod propriamente dito, o arquivo ou pasta que terá suas permissões de acesso alteradas e um número de três dígitos que indica as novas permissões para o arquivo. Note que o "744" é só um exemplo. Você deve lembrar que temos três permissões: leitura, gravação e execução.
As permissões estão divididas em três níveis: permissões para o dono do arquivo, permissões para o grupo ao qual pertence o dono do arquivo e permissões para os outros usuários.
Alterar permissões de acordo com o tipo