O cinto sacerdotal (em hebraico: avnet) era um cinto feito de linho branco usado pelo Sumo Sacerdote judeu e pelos sacerdotes do antigo Israel sempre que serviam no Tabernáculo ou o Templo em Jerusalém. ... Como a outras vestes sacerdotais, o propósito do cinto era "para glória e beleza" (Êxodo 28:41).
Na Bíblia, o cinto é um símbolo de ligação com o divino e da vocação para servir Deus. Os monges usavam o cinto como um sinal de pobreza e despojamento dos bens materiais, mas também como um sinónimo de castidade, já que na tradição cristã os rins simbolizam a força e a potência.
Jeremias 13. Israel e Judá serão como um cinto apodrecido e deteriorado — Ordena-se ao povo que se arrependa — Judá será levada cativa e dispersa como restolho. ... 6 Sucedeu, pois, ao cabo de muitos dias, que me disse o Senhor: Levanta-te, vai ao Eufrates, e toma dali o cinto que te ordenei que escondesses ali.
Usar um cinto novo em sonho é presságio feliz para os negócios; porém, se o cinto era velho ou estava danificado, prepare-se, haverá enfermidade em família. ... Caso você tenha tirado um cinto, seja mais confiante em seu potencial, dessa forma, alcançará o sucesso desejado.
32 Tomou, pois, Jeremias outro rolo, e o deu a Baruque, filho de Nerias, o aescrivão, o qual escreveu nele da boca de Jeremias todas as palavras do livro que Joaquim, rei de Judá, tinha queimado no fogo; e ainda se bacrescentaram a elas muitas palavras semelhantes.
Outro ponto que merece destaque na perícope é que, no v. 4, Deus pede ao profeta que vá ao Eufrates e esconda o cinto na fenda de uma rocha.