A Espectroscopia Raman é uma técnica que permite a identificação da estrutura química do material analisado. As informações obtidas são extraídas a partir do espalhamento sofrido pela radiação eletromagnética após a interação da mesma com o material, que pode ser inorgânico ou orgânico.
Fundamentos da teoria do efeito Raman ressonante. Antes da utilização dos lasers na espectroscopia Ra man, os espectros eram geralmente obtidos por excitação com uma Gnica radiação~ o que tornava diflcil que esta ressonân- cia fosse notada, mesmo quando ela ocorresse.
A interpretação dos espectros Raman obtidos é feita num primeiro momento pelo perfil do espectro e presença de bandas características principais de grupos funcionais como por exemplo, C=O (18 cm-1), OH (35 cm-1), C–O (1300-1000 cm-1), N-H (3400- 3200 cm-1) C–H alifáticos saturados (3000-2800 cm-1), =C ...
Sua análise se baseia na luz, monocromática, colimada, coerente e de determinada frequência, espalhada ao incidir sobre o material a ser estudado, cuja maior parte da luz espalhada também apresenta a mesma frequência daquela incidente.
FTIR significa infravermelho por transformada de Fourier e é o método preferido para espectroscopia de infravermelho. Quando a radiação infravermelha atinge uma amostra, parte da radiação é absorvida pela amostra e outra parte passa por ela (transmitida).
A espectroscopia molecular trata da absorção de energia por átomos e moléculas sob irradiação por luz infravermelha, visível ou ultravioleta. ... Na espectroscopia óptica ou de raio X, as ondas são dispersas por um prisma ou uma grade de difração e o comprimento de onda é selecionado usando uma fenda.
Ajustando-se a energia da radiação incidente pode-se produzir o espalhamento Raman ressonante, que é uma variação da técnica usada tanto para amplificar a intensidade dos espectros quanto para obter informações sobre a estrutura eletrônica.
O Espectrômetro de Massa é um equipamento utilizado para identificar os diferentes átomos que compõem uma substância, isto é, faz uma análise química qualitativa e quantitativa. Seu princípio de funcionamento é de seleção de massas por desvio num campo magnético.
Assim, se realizarmos duas medidas Raman com energias de excitação diferentes, os elementos que são devidos ao espalhamento Raman não apresentarão diferenças de energia entre os dois espectros. Por outro lado, uma contribuição referente a efeito de luminescência apareceria com energia diferente em cada espectro.
Para que uma vibração seja Raman-ativa, deve produzir uma modificação da polarizabilidade da molécula}.