De acordo com o Livro dos Reis, Elias defendeu o culto de Javé contra a veneração do deus canaanita Baal (que era considerado um culto idólatra); Deus através dele ressuscitou os mortos, fez chover fogo dos céus, e foi levado por um redemoinho,acompanhado por uma carruagem e cavalos em chamas, ou cavalgando-os.
Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu. Elias desempenhou um papel determinante na restauração das chaves do sacerdócio nos tempos do Novo Testamento e em nossa dispensação dos últimos dias.
Elias foi um dos grandes profetas de Deus. A Bíblia registra no livro de 1Reis que Elias orou pedindo que não chovesse e, por três anos e meio, não choveu.
Um dos eventos mais marcantes da vida de Elias é o embate com os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, no monte Carmelo, quando os desafiou a invocar o nome de deus, enquanto ele invocaria Iahweh, e o deus que respondesse enviando fogo, "é ele o Deus" (1Rs 18, 24).
QUEM FOI O PROFETA ELIZEU Discípulo e sucessor de Elias (Eliahu Hanavi), Elliseu (Elisha), que do hebraico significa "Deus é salvação", serviu seu povo por 60 anos, tendo realizado grandes milagres, diferentes dos que quaisquer outros profetas, e o dobro dos realizados por seu grande mestre.
Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.
Trabalhava como lavrador e pertencia a uma família abastada de Israel quando recebeu o chamado para exercer o ministério profético.
Ele não olha de onde viemos para nos colocar onde Ele quer. E Deus fala com Elias dizendo que por três anos não choveria em Israel e ele teria que reportar a mensagem a Acabe. Passado um tempo, o Senhor deu outra instrução: Elias teria que ir para o ribeiro de Querite e se esconder lá.
Tiago 5:17 - Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. ... Neste caso ele é citado como alguém que fez oração a Deus por uma determinada causa, e o Senhor o respondeu conforme a sua palavra.