Prepare um pequeno altar, enfeite-o com um paninho vermelho e coloque Ganesha sobre algum suporte que deixe a imagem mais alta que as oferendas. Aos pés de Ganesha, coloque as flores, as moedas, os docinhos e o arroz e acenda um palito de incenso de sândalo.
Outros elementos acompanhando a estátua do deus elefante: Como todos sabemos, o rato é o veículo (vahana) do poderoso Senhor Ganesha e o modak é o seu doce favorito (muitas vezes está na mão de Ganesha).
Ganesha é um deus associado à música, à festa e à alegria, então uma boa maneira de agradecer a essa divindade é cantando e entoando seu mantra com alegria nos momentos em que desejar agradecê-lo. Muitos adeptos do hinduísmo costumam ofertar incensos para prestar suas homenagens e seus agradecimentos a Ganesha.
modak Conheça o modak, o doce preferido do deus Ganesha, aquele com cabeça de elefante e corpo de menino, conhecido como o removedor de obstáculos. Os devotos que querem agradá-lo devem ofecerer essa iguaria, muitas vezes comprada em lojas, já que não é muito fácil de preparar.
Para louvar, pedir e agradecer à deusa Lakshmi é indicado montar uma altar só para ela. Os adoradores colocam oferendas como moedas, flores, copos com água e incenso para a deusa. Reserve uma parte do seu dia para, junto do altar, meditar e pedir à Lakshmi pela sua benção.
A pūjā é uma prática muito menos solene que ir à missa ou fazer o ritual do fogo. Consiste em fazer uma série de visualizações, que começa no convite que fazemos para que a deidade se manifeste. Esse convite é similar a receber uma visita em nossa casa.
Algo também importante para a consagração da sua imagem de Ganesha é o pooja com água e leite. Neste ritual, utilize água e leite para celebrar a imagem de Ganesha e ativar o seu poder energético.
- acenda as velas amarela e vermelha, colocando cada uma num castiçal ao lado da imagem; - pense e sinta, no seu coração, seus obstáculos, dizendo-os a Ganesha; - ouça com atenção e fé as sugestões para um novo caminho a seguir (perceba, neste momento, se você é o criador desses obstáculos);
Jaya é uma forma de saudar a Ganêsha, um dos deuses mais queridos e populares do hinduísmo. ... Rakshaman significa salvação e também é uma forma de atribuir a Ganêsha o papel de salvador, redentor, protetor. Texto escrito por Naiana Alberti.
Ganesha é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa do hinduísmo e védica. De acordo com a mitologia hindu, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e considerado um dos deuses mais importantes desta cultura.