O teste de Schiller, que pode ser realizado no momento da coleta de Papanicolau, é feito utilizando uma haste revestida de algodão embebida em iodo (ou ácido acético) espalhando a solução no colo uterino.
Não apresenta alterações relacionadas ao HPV. Entretanto, apenas pesquisando a presença do vírus hpv por técnicas de diagnóstico molecular é possível avaliar se você tem ou não o vírus. É possível ter o vírus e ele não causar alterações no colo do útero (conhecida como NIC).
A classificação colposcópica pode ser normal, se for uma colposcopia satisfatória (em que é visível a ZT ou JEC) e não é visualizada nenhuma lesão. Pode ser uma colposcopia insatisfatória, em que não é visualizado o colo do útero ou a zona de transformação / junção escamocolunar (ZT / JEC não visível).
O teste de Schiller é um exame de diagnóstico que consiste na aplicação de uma solução com iodo, o Lugol, na região interna da vagina e no colo do útero e tem como objetivo verificar a integridade das células dessa região.
Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo. Teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo.
Significa que seu exame está normal, sem nenhuma alteração. Não esqueça de levar o resultado ao seu médico(a).