O Campo de Experiência "Traços, sons, cores e formas" implica essa possibilidade para a Educação Infantil....São eles:
3. Traços, sons, cores e formas. O terceiro dos campos de experiência BNCC é: Traços, sons cores e formas. ... "Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
Proponha brincadeiras utilizando as formas e as cores. Por exemplo, brinque de bolinhas de sabão e enfatize o formato, em seguida, peça às crianças para desenharem círculos de diferentes cores. Disponibilize desenhos de um sorvete na casquinha e peça que coloram apenas o triângulo de giz de cera amarelo.
Perguntar às crianças sobre as cores. Mostrar e explicar as cores para os alunos em diferentes formas, exemplo: um círculo vermelho, um quadrado azul e um triângulo amarelo (grande em E.V. A grosso). Deixar que as crianças manipulem os objetos para ir se familiarizando com as cores e formas.
Campos de experiência são, portanto, as vivências pelas quais as crianças poderão interagir e se expressar, convivendo com situações que permitam a elas explorar, pesquisar, imaginar e se movimentar.
Como trabalhar "escuta, fala, pensamento e imaginação" na sala de aula?
Traços, sons, cores e formas: este campo tem a intenção de estimular o contato com diferentes formas de arte, desenvolvendo a percepção estética. Valoriza a análise e a produção de músicas, desenhos, pinturas, esculturas, entre outros meios de expressão.
Confira algumas atividades bastante eficazes que podem ser adotadas pela escola:
Desenhe com a criança uma série de formas geométricas de forma que fiquem sobrepostas em alguns pontos. Para os círculos de diversos tamanhos, procure usar tampinhas, copos, pratos e outros objetos para ajudar a fazer os desenhos. Isso reforça o ensino das formas presentes no ambiente.
Vai ser bom para ajudar crianças entre 2 e 6 anos a aprender a identificar e trabalhar com as formas geométricas.