Leve o salmão para curar na geladeira por 48 horas – durante esse período, o líquido do peixe é drenado, o salmão fica com a carne mais firme, absorve os sabores da cura e ganha uma cor mais vibrante por conta do açúcar mascavo.
Como preparar o gravlax Misture 50g de sal grosso a 50g de açúcar cristal e envolva o salmão com a mistura, comprimindo bem. Coloque um peso de um ou dois quilos sobre o salmão (como uma garrafa de refrigerante, por exemplo). Leve à geladeira por três dias (sim, três dias!).
Depois de pronto, o gravlax dura até duas semanas na geladeira - se não for abocanhado antes.
Gravad lax ou gravlax (em Sueco, "salmão curado"), graved laks em Dinamarquês, gravlaks em Norueguês, graavilohi em Finlandês, e graflax em Islandês, é uma especialidade culinária escandinava, também difundida em outros países, feita de salmão cru marinado durante alguns dias em uma mistura de sal grosso, açúcar e ...
Pode ser guardado na geladeira enrolado em filme plástico por até 2 semanas ou congelado por até 3 meses.
Gravlax ou Gravad lax significa, em sueco, "salmão enterrado". É prato muito comum em toda a Escandinávia (Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca, atingindo até a distante Islândia).
cura do peixe Em uma tigela, misture o açúcar, o sal grosso, o sal fino, a pimenta do reino + zimbro (processados até virar um pozinho) e o gengibre ralado. Rale zestes de limão siciliano e limão taiti sobre os filés de peixe e cubra os filés com essa mistura. Deixe curar por 7 min.
A fatia de Gravlax com o creme azedo podem ser servidas sobre uma espécie de panqueca, chamada blinis, que é feita com 3 colheres (sopa) de leite integral, ½ xícara de farinha de trigo, ¼ de colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de fermento químico, 1 ovo, 1 colher (sopa) de óleo e 1 colher (chá) de endro picado – ...
Modo de Preparo