Ouça em voz altaPausar4) A linguagem do advogado deve ser polida, mas com o emprego de palavras simples, considerando as várias faixas etárias e nível cultural dos jurados. Deve-se evitar assuntos polêmicos e ter cuidado em abordar temas de conceitos já formados pela sociedade.
Ouça em voz altaPausarDefensoria Pública Quem necessita de orientação jurídica, dar entrada em uma ação judicial, defender um processo ou resolver um acordo extrajudicial pode procurar pela Defensoria Pública Estadual. A lei garante que ter acesso a um advogado gratuitamente é um direito, especialmente para quem não tem renda.
Ouça em voz altaPausarTreine sempre: o bem falar assim como qualquer outra habilidade pode e deve ser treinada. Leia bastante, recite trechos em voz alta, grave seu progresso. Tenha atenção na pronúncia de cada letra e palavra. Não improvise: isso mesmo.
Ouça em voz altaPausarA precisão do termo, intimamente associada ao conceito de clareza, impõe que ao rigor do raciocínio lógico suceda representação oral e escrita por palavras que lhe evidenciem o vero sentido e lhe sejam acomodadas. II – Da mesma sorte que os outros profissionais, têm os advogados seu falar próprio: a linguagem forense.
Ouça em voz altaPausarComo solicitar atendimento na Defensoria? Dirigir-se a sede da Defensoria do seu estado, ou algum dos núcleos da instituição, passar por uma triagem e, de acordo com a situação, será encaminhado ao Defensor.
Ouça em voz altaPausarSomente pessoas que atendem os requisitos de baixa renda (familiar de até 3 salários mínimos) pode ter acesso a advogado gratuito – se você atende os critérios, basta comparecer à qualquer subseção da OAB do seu estado ou município para conseguir um advogado de graça.
Ouça em voz altaPausarCom quem devo falar? As reclamações, sugestões e elogios sobre os serviços da Defensoria podem ser enviados à Ouvidoria-Geral da Defensoria, que é um órgão independente criado para receber as opiniões do público, apontar problemas e cobrar soluções. Contatos (011) 3105-5799 (ramais 2) e pelo "Fale Conosco".
Ouça em voz altaPausarOs termos jurídicos são expressões e jargões característicos da linguagem utilizada por operadores do direito para se referir a documentos, procedimentos ou definições do meio jurídico.