romani O romani (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas.
Optchá A saudação usada para o Povo Cigano é "Optchá" e "Alê Arriba".
Faça a seguinte invocação para cada uma delas:
Os ciganos não têm Religião uma religião própria. Eles geralmente adaptam-se às ideias religiosas do país em que se acham, fundindo-as com suas crenças e superstições. ... São livres para seguirem a religião que quiserem. Ou até mesmo não optarem por religião nenhuma.
Ciganos é um exônimo para roma (em singular: rom, termo que, traduzido para o português, significa "homem") e designa um conjunto de populações que têm, em comum, a origem indiana e uma língua (o romani) originária do noroeste do subcontinente indiano.
Os ciganos são um povo tradicionalmente nômade, isto é, que se desloca de um lugar para outro. Originários do norte da Índia, os ciganos hoje vivem principalmente na Europa, sobretudo na República Tcheca, na Eslováquia, na Hungria, na Sérvia, na Bulgária e na Romênia.
"Muito usado na dança, como um grito de guerra, a expressão Optchá tem o mesmo significado de Bravo, Olé, Vamos, ou seja, um grito de força", explica a cigana Jade, do clã Kalderash.
O Povo Cigano, passa a conquistar níveis na espiritualidade dando abertura para o seu grupo trabalhar como linha de Umbanda a pouco mais de 25 anos atrás. ... É importante esclarecer que antes de se fincarem como linha de Umbanda, essas entidades já apontavam em alguns terreiros.
Inquiete o coração de (nome do seu amor) a cabeça de (nome do seu amor), a mente de (nome do seu amor) e coloque o meu nome (seu nome). E minha imagem nos olhos, na mente e no coração de (nome do seu amor) até que ele enlouqueça de tanto pensar em mim (seu nome). Amém!"