Como solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2021
Também pode solicitar a isenção quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Para isso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Estudantes de escolas públicas que estão no último ano do ensino médio este ano fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 de graça. Para esses candidatos, a gratuidade é garantida pelo governo federal. Não há necessidade, portanto, de pagar a taxa no valor de R$ 85.
Sem o pagamento, a inscrição não é concluída e não é possível fazer o exame. Neste ano, diferentemente da edição anterior do Enem, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais.
O valor da taxa de inscrição do Enem 2021 é de R$ 85,00 e pode ser pago até o prazo estipulado pelo calendário. Caso contrário, a inscrição será dada como indeferida e o candidato ficará fora do exame.
Está disponível, na Página do Participante, o resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e para justificativa de ausência no Enem 2020.
Após finalizada a solicitação, o Cebraspe analisará as imagens e, se forem aceitas, o candidato receberá, no e-mail indicado durante o procedimento, o link para criar uma nova senha. Se o material não for aceito, será enviado um e-mail indicando o motivo da não alteração.
Isenção – Para interpor recurso da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021, é necessário enviar documentação que comprove a situação de solicitação da isenção, conforme exposto no anexo II do edital.
Como fazer o pedido de recurso da isenção do Enem 2021? Para pedir o recurso da isenção do Enem, o candidato deve enviar novamente a documentação que justifique sua ausência no Enem 2020 ou que comprove a situação de solicitação de isenção, a depender de qual etapa ele foi reprovado.