Executar atividades de assistência de enfermagem da Clinica Médica Cirúrgica, de acordo com as suas atribuições, escala de serviço, padrões de prática de enfermagem e políticas institucionais estabelecidas sob a supervisão do enfermeiro.
A diferença entre observação e internação hospitalar está justamente nisso, tendo em vista que a observação permite a supervisão médica e/ou de enfermagem por período inferior a 24 horas.
A equipe médica da central classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico, e procura, na rede do SUS, pelo serviço que atenda as necessidades do paciente. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado ao hospital solicitante.
Sala de Triagem e de Consulta de Enfermagem Nessa sala, devem ser previstas as facilidades necessárias para que a higienização possa ser feita, inclusive com o paciente sobre maca ou cadeira de roda.
"Verificamos que muitos pacientes têm permanência longa em leitos UTI. Em média a pessoa com o diagnóstico confirmado permanece 13,6 dias em leito de unidade de terapia intensiva.
É importante ao paciente saber cobrar por seus direitos. Alertar o médico sobre o inconveniente dos atrasos pode ser um primeiro passo. "E, se a demora for excessiva, uma solução pode ser recorrer às vias administrativa e judicial", orienta Vinícius de Abreu, consultor jurídico da ong Instituto Saúde Legal.
Central de Regulação Ambulatorial: Responsável pela regulação do acesso dos pacientes às consultas, aos exames especializados e aos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (SADT).
Por ser um mecanismo de equilíbrio entre oferta e demanda, a regulação busca a disponibilização de serviços e recursos assistenciais adequados às necessidades da população, garantindo um acesso de qualidade baseado nos princípios norteadores do SUS.
Triagem é um processo de separação que determina a prioridade de atendimento e tratamento de pacientes, sempre com base na gravidade da sua condição. Essa prática é utilizada, principalmente, quando não existem recursos suficientes para tratar todos os pacientes de forma imediata.