Para tal finalidade, diante do público, os cristãos eram jogados aos leões. Nesse contexto, as apresentações dos artistas ocorreram em praças, feiras, entradas de igrejas. No século XVIII, grupos de saltimbancos realizavam números na França, Espanha, Inglaterra.
A forma como conhecemos o circo, com picadeiro e lona, de forma arredonda é a chamada forma moderna e tem origem na última década do século XVIII. ... Em 1982, surgiu a Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro e jovens de todas as classes sociais têm acesso às técnicas circenses.
Gênero teatral popular, esteve presente no Brasil a partir dos circos que aqui atuaram desde meados do século XIX. ... Durante grande parte do século XX, o circo-teatro representou a segunda parte do espetáculo, sendo precedido pelos números de variedades (acrobacias, magia, equilibrismo, malabarismo, doma, etc.).
O Circo-Teatro, assim como a commedia dell'arte, é organizado em tipos arquetípicos que orientam a encenação e distribuição dos personagens entre os membros da companhia.
O lugar para acomodar o público era a arquibancada, construída em encostas montanhosas, o que facilitava a acústica. Já o palco era o local onde os atores se preparavam para a apresentação e guardavam os figurinos e objetos cenográficos.
Philip Astley Os movimentos nômades dos saltimbancos no continente europeu foram responsáveis pela criação do Circo Moderno, tendo destaque o militar e cavaleiro inglês Philip Astley, que em 1766, construiu um espaço circular a céu aberto para as suas apresentações equestres.
Essa arte surgiu na China e data de pelo menos 108 a.C. Durante uma celebração no palácio do imperador, alguns artistas se apresentaram com números de acrobacias e corda bamba. O público ficou muito surpreso, o que fez com que essas exibições fossem realizadas com frequência.
China Já a pesquisadora Castro (1997) afirma que a arte circense tem suas raízes na China, registrada em pinturas de mais de cinco mil anos, em que aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas.
O circo-teatro foi um gênero de teatro muito comum e de muita fama no Brasil durante todo o século XIX até com certeza a década de 1960... ... A cada dia um novo texto era apresentado por companhias formadas geralmente por famílias circenses que viajavam pelo país, em cidades de diversos tamanhos.
A história polifônica e polissêmica do circo brasileiro nos autoriza a falar em teatro no circo apresentando todas as modalidades possíveis de representações teatrais do que em circo-teatro como um gênero único, ou pelo menos dois como se tem definido: comédia e (melo)drama.