Primeira fotografia, feita em 1826 pelo inventor francês Joseph Nicéphore Niépce. A heliografia era feita em uma placa de prata coberta pela substância Betume da Judeia e demorava cerca de 8 horas para ficar pronta. Além de ser um processo demorado, a heliografia só permitia a confecção de uma fotografia por vez.
Veja como as máquinas fotográficas antigas funcionavam: Uma placa de metal – normalmente ouro – era exposta a vapores de iodo; ... O vapor de mercúrio aderia nos pontos da placa que foram expostos a mais luz, formando imagens; As imagens eram fixadas na placa por uma solução de tiossulfato de sódio.
Já a primeira câmera fotográfica surgiu em 1839, também criada por um francês, Louis Jacques Mandé Daguerre. Mas foi apenas por volta de 1888 que a nova arte ganhou popularidade, com o surgimento da marca Kodak — que atua no ramo da fotografia até os dias atuais.
A luz do objeto fotografado entra na câmera através de uma ou mais lentes. As lentes direcionam a luz para o filme que está armazenado na câmera. O filme, revestido por substâncias químicas, reage à luz e grava a imagem do objeto.
Voltando ao século XIX, vale mencionar que àquela época desenvolveram-se, ainda, muitos outros papéis fotográficos, a partir de sais de ferro, platina, paládio etc. havia ainda os processos fotográficos que se baseavam na goma bicromatadas (com dicromato de potássio).
Antes da invenção da câmera fotográfica, a pintura – incluindo a aquarela – e o desenho eram as formas mais comuns de documentar os fenômenos e eventos. Durante séculos os artistas criaram milhares de obras, registrando a realidade como a observavam.
Essas câmaras contavam com um espelho que projetava a imagem sobre um vidro, onde era apoiado o papel. Mas, a fotografia, como conhecemos, começou a surgir em 1816, quando o francês Joseph Nicéphore Niépce desenvolveu uma técnica chamada heliografia (escrita com o sol).
E o preço do brinquedinho de 170 anos está estimado entre 500.0.000 euros. A câmera em caixa de madeira deslizante foi fabricada em Paris em setembro de 1839 por Alphonse Giroux, cunhado de Louis Jacques Mande Daguerre.
Existem várias histórias sobre a criação da fotografia, sendo que muitos estudiosos apontam Louis Daguerre como o pai desta arte, enquanto outros afirmam que, na verdade, Joseph Nicephore Niepce foi o seu grande inventor.
A história da fotografia começa na Antiguidade, mas somente em 1826 o primeiro registro foi feito. A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, e na mesma época, Hercule Florence, assim como seu conterrâneo, desenvolvia um método fotográfico aqui no Brasil.