As paredes estão em tons de azul claro e as portas em azul-escuro, os móveis, ou seja, as cadeiras, a mesa e a cama e até as molduras dos quadros estão em tons de amarelo, a janela é verde e os vidros apresentam um tom de verde mais claro assim como os assentos das cadeiras.
O quarto de Van Gogh em Arles, cidade francesa situada na Provence, é sem dúvida alguma o mais famoso da história da arte. O artista pintou três telas representando esse quarto. ... Van Gogh mudou de casa 37 vezes nos 37 anos da sua existência. O quarto de Arles foi, para ele, a representação do desejo de um lar.
Atualmente, as três versões estão em museus. A primeira obra está exposta no Museu van Gogh em Amsterdã, Holanda. A segunda versão da pintura encontra-se no Instituto de Artes de Chicago e a terceira pode ser apreciada no Museu de Orsay, em Paris. "Quarto em Arles", de Vincent van Gogh.
De acordo com o instituto, a ideia de reproduzir a pintura mundialmente famosa tem como objetivo promover a exposição Os quartos, que reúne as três versões do quarto de Van Gogh na chamada ;Casa Amarela;, localizada na cidadezinha de Arles, sul da França.
RIO - "O quarto", pintado por Van Gogh em 1888, é facilmente identificável por sua cama amarela posicionada no canto de um aconchegante quarto pintado de azul-celeste. Porém, um estudo sobre a obra do pintor holandês prova que Van Gogh concebeu de maneira diferente as cores que marcaram seu trabalho.
Van Gogh: Era um homem de personalidade intrigante, cheio de conflitos e depressivo. A arte era seu único refúgio.
Aos 35 anos de idade, Van Gogh deixou a agitada Paris para viver em Arles, na chamada casa amarela (retratada em suas telas e demolida depois de um bombardeio em 1944). ... Em Arles, ele pretendia formar uma colônia de artistas. Era só um desejo!
Apesar de retratar um lugar de descanso, há algo inquietante nos elementos: o chão parece muito inclinado para a frente, os quadros estão distantes demais da parede, os móveis fora de lugar, a maioria dos objetos em dupla quantidade… Mas não é a forma que impressiona, e sim o conteúdo, no caso é a cor.
Diversos objetos do quarto estão aos pares: duas cadeiras, dois travesseiros, duas jarras de água e duas garrafas. Van Gogh pintou a primeira versão desta cena quando aguardava a chegada de Gauguin, e podemos entender esse emparelhamento como seu anseio, nunca realizado, por companhia e amizade.
Em Arles, Van Gogh aluga a parte direita de um prédio de dois andares: A Casa Amarela. Nela os desejos de formar uma escola de arte ao lado do amigo e também pintor Paul Gauguin pulsavam em seu coração.