A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas.
As causas de dislexia estão relacionadas com fatores genéticos, desenvolvimento tardio do sistema nervoso central, problemas nas estruturas do cérebro e comunicação pouco eficaz entre alguns neurônios. No entanto, isso não afeta a inteligência da criança.
A criança com dislexia tem uma escrita irregular e desorganizada, apresentando muita dificuldade para expressar suas ideias no papel. Recusar-se a ir para a escola e ter outras dificuldades de aprendizagem (como confundir direita e esquerda e ter pouca noção temporal) também podem ser sinais de dislexia nessa idade.
substantivo feminino Distúrbio caracterizado pela alteração no modo como alguém aprende alguma coisa, afeta especialmente a escrita e a leitura, estando associado a incorreções lexicais ou falta de fluência verbal; tem sua origem em alterações neurobiológicas e neuropsicológicas.
Dislexia é uma palavra que deriva do grego. "Dis" (dus) significa dificuldade e "lexis", linguagem. Portanto, dislexia é o nome que se dá à dificuldade que algumas crianças apresentam para aprender a ler, escrever ou para compreender o texto que leem.
Como lidar com a dislexia no dia a dia
Normalmente, a dislexia é diagnosticada na infância durante o período de alfabetização, embora também possa ser diagnosticado em adultos, especialmente quando a criança não frequentou a escola. Este distúrbio possui 3 graus: leve, moderado e grave, o que interfere no aprendizado das palavras e da leitura.
Neurologista e Neuropsicólogo para fazer avaliações e fechar um diagnostico. Após o diagnostico se confirmar a dislexia deve procurar psicopedagogo, Psicólogo e fonoaudiólogo.
Possuem dificuldade em entender que as palavras podem ser divididas em partes; dificuldade em associar letras a sons; incapacidade de ler palavras simples; reclamações de o quanto é difícil ler; histórico de problemas de leitura presente nos pais e irmãos.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, a definição vem do grego e do latim: "dis", de distúrbio, e "lexia", de linguagem. ... Trata-se "…de distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples.