Característico do antigo Império Otomano, o harém era a parte do palácio do sultão destinado às mulheres que o serviam. Entre elas, estavam suas esposas, mãe, filhas e escravas, ou concubinas, que eram responsáveis por cuidar das tarefas domésticas do palácio.
Bolkiah se casou três vezes, a primeira delas quando tinha apenas 19 anos de idade. Ele tem 12 filhos: 5 varões e 7 mulheres.
Filhos/GravidezNomeAnoHomem que teve mais filhosMoulay IsmailMulher que teve mais filhosMrs. VassilyevMulher mais velha a ter um filho (com idade registrada)Adriana Iliescu2005Mulher mais jovem a ter um filhoLina Medina1938Mais 1 linha
Riqueza significava que os homens mais poderosos tinham uma esposa principal e várias esposas secundárias, o que era conhecido como poliginia de recursos. Os governantes locais das aldeias geralmente tinham a maioria das esposas como sinal de poder e status.
As concubinas eram as mais belas e educadas escravas, que cantavam e dançavam para o sultão. Em geral, tinham direito a só uma noite de amor com ele. Mas, se engravidassem, viravam amantes regulares – por supostamente serem mais férteis para gerar herdeiros.
Nos humanos, a poligamia é o casamento ou a união conjugal entre mais de duas pessoas . Os casos mais típicos são a poliginia, em que um homem é casado com duas ou mais mulheres, e a poliandria, em que uma mulher vive casada com dois ou mais homens.
Segundo o Corão, a bíblia do islamismo, cada homem pode ter até quatro mulheres. Mas às elites era permitido um número maior. Quem podia sustentar mais esposas acabava colecionando um grande harém. Alguns sultões, como Mehmet IV (1640-1686), chegaram a ter 700 mulheres.