Velocidade de centrifugação elevada, má qualidade do gel separador e re-centrifugação das amostras; Demora para a centrifugação da amostra ou tempo de armazenamento prolongado; Contado direto do sangue com o gelo ou congelamento da amostra contendo hemácias.
O que é hemólise no sangue?
É a destruição prematura das hemácias (glóbulos vermelhos) por rompimento da membrana plasmática, que resulta na liberação de diversos componentes intracelulares como a hemoglobina.
O que ocorre na hemólise?
Dá-se o nome de hemólise a quebra de hemácias (hemo = sangue, lise = quebra), em que há ruptura da membrana plasmática liberando hemoglobina. A hemólise pode ocorrer em casos de transfusão de sangue de fator Rh incompatível, em especial de Rh+ para Rh-.
Porque é necessário homogeneizar o sangue?
O sangue deve ser homogeneizado através de imersão entre 5 e 8 vezes, a fim de evitar coagulação.
Para que serve o garrote na coleta de sangue?
O garrote é utilizado durante a coleta de sangue para facilitar a localização das veias, tornando-as proeminentes. Deve ser colocado no braço do paciente próximo ao local da punção (4 a 5 dedos ou 10 cm acima do local de punção); sendo que não deve ser deixado no braço do paciente por mais de 1 minuto.
O que é presença de hemólise na amostra?
O nome hemólise vem de hemo, que significa sangue e lise, que é ruptura. Ou seja, a hemólise nada mais é do que o rompimento da parede da hemácia, que faz com que a hemoglobina, contida no seu interior, se misture com o plasma. E isso pode influenciar alguns exames.
Qual o significado da hemólise?
O nome hemólise vem de hemo, que significa sangue e lise, que é ruptura. Ou seja, a hemólise nada mais é do que o rompimento da parede da hemácia, que faz com que a hemoglobina, contida no seu interior, se misture com o plasma.
Quais exames podem ser afetados pela hemólise?
Como o material liberado na ruptura da hemácia é vermelho, o plasma, usado para fazer a maioria dos exames, também fica vermelho, podendo ficar levemente avermelhado ou uma coloração forte, e os materiais que saíram do interior da hemácia, podem interferir na realização de vários exames. Quais exames podem ser afetados pela hemólise?
Quais são as causas in vivos de hemólise?
Alguns exemplos de causas in vivo de hemólise: Defeitos da membrana eritrocitária. Já quando uma hemólise é detectada, sem que exista uma causa subjacente in vivo que a justifique, deve-se sempre suspeitar da hemólise in vitro (que corresponde a cerca de 98% do total das amostras hemolisadas).
Como a hemólise influi no resultado dos exames?
A hemólise in vitro pode influenciar no resultado de alguns exames. Pesquisas comprovam que pequenas taxas de hemólise podem reduzir os valores de exames de glicemia de jejum e alterar a atividade sérica de LDH. Sendo assim, é essencial que as coletas sejam feitas de maneira adequada para que a qualidade dos exames seja satisfatória.