Não se preocupe se os dentes do seu cavalo não são brancos perolados – eles devem ser de cor creme e podem ser mais escuros em certas áreas devido ao pigmento de plantas. Os dentes de cavalos nem sempre se encontram em um nível plano.
"A cavalo dado não se olha os dentes" é uma expressão popular que surgiu em consequência da idade dos equinos poder ser estimada pelos dentes, e significa, de forma geral, que ao recebermos um presente, devemos ficar agradecidos e mostrar contentamento, mesmo que não seja do nosso agrado.
Diastema Entretanto, a boa notícia é que para aliviar a dor basta realizar a extração do dente. Este é um procedimento simples e irá aliviar as dores do animal. Para que o procedimento ocorra da melhor forma possível, o médico veterinário deve ter muita prática e conhecimento do assunto.
O dente de lobo se caracteriza por ser um dente vestigial e não apresenta função na mastigação. Porém, pode ferir as bochechas e língua, e ainda entrar em choque com a embocadura e causar grande desconforto ao animal.
Nesta espécie, a dentição definitiva pode diferir nos machos (40 a 44 dentes) e nas fêmeas (36 a 44 dentes), o que se deve ao facto de nas éguas os caninos geralmente não existirem. Também, tanto nos machos como nas fêmeas, os caninos podem ser apenas rudi- mentares.
Sim, cavalo também vai ao dentista, um especialista em dentição equina. E essa é uma regra: todos os cavalos, independentemente da idade, devem fazer um exame odontológico completo. Do nascimento aos 18 meses de vida, os dentes devem ser examinados pelo menos uma vez ao ano.
O que são A cavalo dado não se olha os dentes: "A cavalo dado não se olha os dentes" é um provérbio que significa, de forma geral, que ao recebermos um presente, devemos mostrar satisfação mesmo que não seja do nosso agrado.
A expressão quer dizer, basicamente que, "com sabedoria, toma-se precauções para evitar surpresas desagradáveis."
Um tratamento como esse custa entre R$ 3 e já tem muita gente de olho nessa área de atuação. É cada vez maior o número de profissionais que querem aprender a tratar o dente dos animais. No caso mostrado pela reportagem, o cavalo.
1. Dente de lobo. Está presente em muitos cavalos e é considerado o primeiro pré-molar do cavalo, contudo ele não tem função mastigatória. Ao contrário, esse dente pode causar feridas nas bochechas e/ou a língua do animal.