O queijo é produzido pela coagulação do leite. Isto é realizado, em uma primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima, a quimosina (coalho ou substitutos) para transformar o leite em "coalhada e soro".
Ingredientes para queijos
Pode-se tentar resolver, amornando um pouco o soro, imergir a forma neste soro e deixar alguns minutos e prensar novamente.
Coalhos de origem animal No grupo de coagulantes de origem animal, o coalho de bezerro ou vitelo é considerado o mais adequado para a fabricação de queijos pelo seu elevado conteúdo de quimosina (Antunes, et al, 2004).
O queijo é produzido a partir da coagulação do leite. Ela acontece graças ao coalho, uma enzima obtida no estômago do bezerro, também chamada de renina ou quimiosina. Quando o coalho é adicionado ao leite, ele age sobre a caseína, uma proteína que corresponde a 80% do total das proteínas do leite.
A maturação dos queijos é realizada na maioria das vezes, em câmaras frigoríficas com controle de temperatura e umidade. O tempo de maturação varia de acordo com o tipo de queijo, podendo variar entre poucas dias (caso do Queijo Coalho Artesanal, 10 dias) a muitos meses (caso do Queijo Parmesão, 12 a 18 meses).
Lactococcus lactis, Streptococcus thermophilus, Lactobacillus bulgaricus. Em um livro de receitas que ensinasse a fazer queijos, os nomes de todas essas bactérias estariam em local de destaque.
Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos (incluindo os monotremados). O líquido é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias ou mamas. A secreção láctea de uma fêmea dias antes e depois do parto se chama colostro.
O leite só fica ácido depois que sai da vaca. Geralmente, por causa da falta de higiene na hora da ordenha ou até por falhas no sistema de resfriamento. Sujeira e calor, por exemplo, aumentam a quantidade de bactérias no leite e são elas que deixam o produto "ácido".
Adicione um ingrediente ácido, como suco de limão, laranja ou vinagre, ao leite aquecido. Mexa bem para misturar tudo. O leite contém uma proteína chamada caseína.