Lá se produzia café, cacau, tabaco, algodão, indigo entre outros produtos que eram refinados na França e reexportado para o resto da Europa. O cálculo é que a França retirava de lá 50% do seu PIB da época. A independência parecia ser um brilhante recomeço.
Mas por que o país é tão pobre? A história do país se mistura com a colonização, escravidão, ocupação militar, terremotos, furacões e instabilidade política. Esses fatores fizeram com que desde 1804, época da independência do país, o Haiti avançasse pouco no desenvolvimento do país e na qualidade de vida da população.
O Haiti ocupa o terço oeste da Ilha Hispaniola, a segunda maior das Grandes Antilhas, no Mar do Caribe. Já foi considerada a mais próspera colônia francesa no continente americano, riqueza conquistada com exportação de açúcar, cacau e café.
A agricultura é a principal atividade económica e as suas principais produções para exportação são o café, a cana-de-açúcar e o cacau. Contudo, na sequência do aumento populacional registado no país, os agricultores têm incrementado a produção de milho, arroz, fruta e vegetais.
América do Norte Haiti/Continente
A agricultura continua sendo um setor-chave para o Haiti, já que mais da metade de sua população vive em áreas rurais. ... Foram estabelecidas parcerias significativas para apoiar projetos em duas importantes cadeias de valor rurais: manga e café.
Haiti (América Central)
Porto PríncipeCoordenadas 18° 32' 33" N 72° 20' 19" OTotal38,19 km²PopulaçãoCidade (2015)987.310Densidade28,353/km²
Os líderes da independência da América Espanhola se inspiraram no Haiti e chegaram a solicitar ajuda para combater os espanhóis. No Brasil, por exemplo, a Revolta dos Malês foi inspirada pelos feitos haitianos.
ilha de Hispaniola O Haiti é um país caribenho situado na América Central, situado na ilha de Hispaniola, no Mar do Caribe. Sua única fronteira terrestre é a leste com a República Dominicana.