O líder situacional deve, portanto, tentar conhecer cada um dos estilos de pensar e agir. Assim, ele consegue entender os comportamentos de seus liderados, de modo a potencializar as características de cada um, objetivando atender o que lhes foi proposto, de forma efetiva.
Liderança situacional é a capacidade de orientar todos os membros do time a tomarem um caminho assertivo, com base em informações relevantes. Então, o líder deve avaliar diferentes questões, como as forças e fraquezas da empresa. Assim, a maturidade profissional é algo presente em um bom líder situacional.
Liderança situacional é aquela onde a(o) líder adapta seu perfil de liderança de acordo com a situação em que se encontra. Uma líder situacional consegue se adaptar de acordo com o liderado e a tarefa que precisa ser feita. Isso facilita para que todos sejam incluídos, entendidos e desenvolvidos.
Um líder situacional promove mudanças que incentivam a produtividade e a motivação da equipe. É um modelo de liderança que traz benefícios para toda a organização, torna mais rápidos os processos e ainda aumenta a qualidade de vida dos profissionais.
O líder situacional tem como tarefa: Conhecer as individualidades de sua equipe; Ajustar seu estilo de liderança adequadamente para atender às necessidades do indivíduo; Desenvolver seus liderados a fim de que consigam alcançar o mais alto grau de maturidade.
A liderança situacional corresponde à liderança que é moldada de acordo com uma situação apresentada. ... O líder precisa ter a capacidade de fazer a análise do que está acontecendo, e com "jogo de cintura", decidir qual postura será adequada para aquela ocasião.
A teoria da liderança situacional foi desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard. Segundo eles, um bom líder é capaz de adaptar seu comportamento conforme o nível de maturidade profissional de cada um dos seus subordinados. O estilo de liderança que funciona com um colaborador pode não funcionar com o outro!
A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
Os estilos gerais de liderança situacional São eles: Direção: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e baixo grau de apoio. Orientação: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e alto grau de apoio. Apoio: o líder adota um comportamento de baixo grau de direção e alto grau de apoio.
A liderança situacional está relacionada à capacidade que você tem de se adequar ao momento. Assim, ela pode ser moldada de acordo com a situação encontrada, estilo do líder e a maturidade do liderado. A grande vantagem dessa forma de liderança é que, como o líder não tem um perfil único.