Ouça em voz altaPausarA sigla vem da designação técnica dicloro-difenil-tricloroetano. Não existe na natureza, tendo sido sintetizado em laboratório pela primeira vez em 1874. Mais de meio século depois, em 1939, o cientista suíço Paul Hermann Müller descobriu que era um potente insecticida.
Ouça em voz altaPausarDicloro-Difenil-Tricloroetano, mais conhecido como DDT. Este composto se tornou mundialmente conhecido por sua propriedade inseticida. ... O DDT foi útil para eliminar insetos e combater as doenças emitidas por estes durante a guerra: Malária, Tifo e Febre amarela.
Ouça em voz altaPausarAltamente tóxico, o inseticida DDT é sintetizado pela reação entre o cloral e o cloro benzeno. Já o ácido sulfúrico funciona como catalisador.
Ouça em voz altaPausarO uso do DDT foi proibido por volta dos anos 70, em virtude de seu efeito acumulativo no organismo, dentre os malefícios causados por ele está o enfraquecimento das cascas de ovos das aves, envenenamento de alimentos como carnes e peixes.
Ouça em voz altaPausarO DDT (sigla de diclorodifeniltricloroetano) é o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado durante e após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores de doenças como malária e dengue.
Ouça em voz altaPausarInicialmente o DDT afeta o sistema respiratório e a pele, mas em altas doses pode afetar o nervoso periférico e causar intoxicação no fígado e nos rins.
Ouça em voz altaPausar"Nos últimos anos, a produção e o uso de DDT diminuiu bastante, mas ainda tem países que necessitam do inseticida para combater os vetores de doenças, principalmente de malária. São alguns países da África e a Índia que atualmente o único país produtor de DDT.
Ouça em voz altaPausarInicialmente o DDT afeta o sistema respiratório e a pele, mas em altas doses pode afetar o nervoso periférico e causar intoxicação no fígado e nos rins.
Ouça em voz altaPausarPorque alguns grupos ambientalistas implicaram, em todo o mundo, com o herói químico da humanidade e o DDT chegou a ser completamente banido pelos governos, no início da década de 70. Resultado: só de malária, mais de 40 milhões de pessoas morreram na África (dois terços delas crianças) em virtude da proibição do DDT.
Ouça em voz altaPausarDurante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, o DDT em pó foi pulverizado na pele da população para prevenir epidemias de tifo transmitidas por piolhos, que causavam alta mortalidade. Ele foi usado, também, em grandes áreas do globo terrestre para eliminar o mosquito vetor da malária (KONRADSEN et al., 2004).