Basebol ou beisebol (do inglês baseball), é um desporto praticado por duas equipes de nove jogadores, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. O objetivo é pontuar batendo com um bastão em uma bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo. ... O time com mais corridas no final vence.
Uma entrada (inning) no beisebol consiste em duas metades. ... Se o placar está empatado passadas nove entradas, a partida vai para entradas extras (ver abaixo) até que uma entrada acaba com um time na dianteira.
A cada dois turnos, completa-se uma entrada (inning). O jogo termina com nove entradas. Caso ao final dessas nove entradas os times estejam empatados, são jogadas entradas extras, até que alguma equipe abra vantagem e saia vitoriosa.
No beisebol, uma rebatida ou batida (hit, H) é creditada ao batedor quando ele chega salvo à primeira base após rebater a bola em território válido, sem o benefício de um erro ou uma escolha do defensor. ... Uma "rebatida interna" é uma rebatida onde a bola não deixa o campo interno.
Assim, as partidas não têm uma duração média predefinida, podendo variar de uma hora e meia, quando um time é muito superior ao outro, até verdadeiras maratonas de seis horas quando o equilíbrio prevalece! As equipes se revezam em turnos de ataque e defesa.
Pitcher/Arremessador: responsável por lançar a bola de modo que o rebatedor não consiga acertá-la. Catcher/Receptor: responsável por pegar as bolas arremessadas pelo pitcher. Left Fielder/Jardineiro Esquerdo: responsável pelas bolas rebatidas nesse espaço do campo de jogo. ...
Arremessador (pitcher) – este é o principal jogador de uma equipe. Ele é o responsável por arremessar a bola de forma que jogador do time adversário não consiga rebater. ... Interbases (shortstop) – este jogador fica no espaço entre a segunda e a terceira base, cobrindo a segunda base em caso de jogadas double play.
Assim, embora os "pontos" das bases tenham 90 pés (27,5 m) de distância, a distância física entre cada par sucessivo de marcadores de base é mais próxima de 88 pés (26,8 m).
Só há uma maneira de se pontuar no beisebol. Mas, para creditar um pontinho, as equipes não têm outro jeito senão ter jogadores pisando, livres, na última base. É como o futebol e aquela música do Skank: "bola na trave não altera o placar".