As plantas forrageiras são classificadas pelo seu hábito de crescimento. Elas podem ter hábito (i) prostrado ou rasteiro, (ii) semi-cespitoso ou (iii) ereto ou cespitoso. ... As plantas com crescimento cespitoso apresentam crescimento ereto (perpendicular ao nível do solo).
O perfilho é considerado a unidade de crescimento (unidade vegetativa) das gramíneas forrageiras. O crescimento de um perfilho depende da contínua formação de fitômeros. Um fitômero é composto de folha (bainha e lâmina), nó, entrenó e gema axilar, que se diferenciam a partir de um meristema apical comum.
É uma gramínea anual que apresenta alta produção e qualidade de forragem. Resiste ao pastejo e a excessos de umidade, suportando altas lotações. Pode ser manejada para permitir a ressemeadura natural, ou seja, a produção e a queda das sementes na terra, não sendo necessário semear todos os anos.
A produção desses tecidos foliares no perfilho é regulada por fatores ambientais e influenciada pelas características do pasto (densidade populacional de perfilhos) e do próprio perfilho, sendo que a interação entre esses fatores determina o ritmo morfogênico das plantas.
As forrageiras são as plantas usadas como fonte de alimento para os animais, podendo ser gramíneas ou leguminosas. A forragem pode ser plantada e servir para os animais pastarem ou pode ser produzida e depois colhida para ser servida como alimento, um exemplo é o feno e a silagem.
A forma de crescimento do colmo determina o hábito de crescimento da planta, que pode ser: a) Ereto: cresce perpendicular ao solo. Em algumas gramíneas os perfilhos crescem de forma agrupada formando touceiras. ... b) Decumbente: os colmos crescem encostados ao solo, mas não desenvolvem raízes nos nós.
O fitômero é constituído de lâmina e bainha foliares, entre-nó, nó e gema. ... A formação de folhas inicia-se a partir do desenvolvimento de primórdios foliares que surgem alternadamente de cada lado do domo apical, originando os fitômeros, unidades de crescimento das gramíneas.
Qualquer espécie de vegetação plantada, seja ela formada por espécies de gramíneas, leguminosas ou plantas produtoras de grãos, com ciclo de produção de até um ano, e utilizada para alimentação de animais e que após sua retirada é necessário um novo plantio, pois essas plantas só admitem um corte.
O capim italiano ou milheto e o sorgo forrageiro são as forrageiras anuais de verão mais comuns no sul do Brasil, pelo potencial de produção, rápido estabelecimento e bom valor nutritivo.