Craniotomia é uma operação crítica realizada em pacientes que sofrem de lesões cerebrais ou traumatismo cranioencefálico Craniotomia se distingue da craniectomia (em que o retalho ósseo do crânio não é reposto imediatamente, permitindo o cérebro inchar, reduzindo assim a pressão intracraniana) e de trepanação, a ...
Na craniectomia suboccipital mediana, usa-se como referência o ínio; nela são expostos o verme e a porção medial dos hemisférios cerebelares. Na craniectomia suboccipital lateral ou retrossigmóidea usam-se como referência o astério e o ponto digás- trico.
Craniectomia corresponde ao procedimento neurocirurgico de remoção de parte da calota craniana devido a situações que aumentem a pressão dentro do crânio (inflamação, hemorragias, tumores, etc).
1878), uma craniotomia envolve a abertura cirúrgica do crânio para se ter acesso as estruturas intracranianas. Esse procedimento é realizado para retirada de um tumor, aliviar a pressão intracraniana (PIC) elevada, drenar um coágulo sanguíneo ou controlar a hemorragia.
A craniotomia é uma cirurgia realizada no cérebro e pode ser indicada para as seguintes condições:
A craniotomia é um procedimento cirúrgico em que um retalho ósseo do crânio é temporariamente removido para dar acesso ao cérebro abaixo dele. O retalho ósseo retirado é geralmente substituído ou reposto após o procedimento com pequenas placas metálicas (de titânio, em geral) presas por parafusos.
A craniotomia é uma cirurgia em que se retira uma parte do osso do crânio para operar partes do cérebro, sendo que depois essa parte é colocada novamente.
Descompressão com duroplastia, envolve abrir as camadas que cobrem o cérebro e costurar um remendo para torná-lo maior.
Quando e porque é necessário fazer uma Craniotomia? Esta cirurgia pode ser indicada para retirar tumores cerebrais, reparar aneurismas, corrigir fraturas do crânio, aliviar a pressão intracraniana em casos de traumas e remover coágulos do cérebro(AVC).
O cirurgião pode usar uma broca médica para fazer orifícios no crânio e uma serra especial para cortar cuidadosamente o osso. O retalho ósseo será removido e reservado. O cirurgião separa a cobertura externa do cérebro diretamente abaixo do osso (dura-máter) e a corta cuidadosamente para expor o cérebro.