O teste cromático consiste na exibição de uma série de cartões coloridos ao paciente, cada um contendo vários círculos feitos de cores diferentes. A partir do mesmo padrão, são feitos números com os círculos agrupados no meio da imagem que só serão reconhecidos por pacientes que possuem a visão normal.
AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE CROMÁTICA Nos defeitos de visão de cores, podem estar afetados os três atributos que caracterizam a sensação de cor: tom, saturação e brilho, em graus variáveis(10).
A acuidade visual é medida mostrando ao paciente objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho – seis metros. A tabela de Snellen, um quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas, é a mais utilizada nesse exame.
O teste de acuidade visual é a primeira avaliação para detectar problemas com a visão, especialmente o grau de aptidão do olho para discriminar a forma e o contorno dos objetos. Pode ser realizado em crianças e adultos e ajuda a identificar e evitar o agravamento de problemas de visão.
A avaliação do senso cromático é o exame realizado para detecção da deficiência congênita na visão das cores (daltonismo). Pode ser utilizado também na avaliação de doenças que acometem o nervo óptico, pesquisando a deficiência na visão de cores, e nas doenças na mácula.
Para que o motorista seja aprovado no exame de visão do Detran, ele precisa passar no teste visual de acordo com a categoria da carteira de motorista e provar que sua visão é suficiente para dirigir com segurança e evitar acidentes.
Harmonia cromática é um determinado esquema de cores que permite ao olho manter-se em equilíbrio, ou seja, a soma de todos os tons tem que resultar em um cinza médio. ... É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores.
O círculo cromático consiste, basicamente, em uma paleta composta por 12 cores. Sendo 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. As cores primárias são: vermelho, azul e amarelo. As secundárias são resultado da combinação dessas cores, que originam o laranja, verde e violeta.
Cada fileira é marcada por uma estimativa de acuidade visual, por exemplo: uma AV 20/40 quer dizer que o indivíduo enxerga com nitidez a uma distância de 20 pés o que uma pessoa com acuidade normal enxergaria a 40 pés.
O exame é feito por meio de equipamentos como o oftalmoscópio. Ele avalia as condições do fundo do olho por meio de uma lente especial, que aumenta a imagem várias vezes. Para ser mais preciso na avaliação, é necessário dilatar a pupila.