O dimensionamento do SESMT se faz com base no grau de risco da atividade principal e o número de funcionários no estabelecimento da empresa. O grau de risco é a informação que encontramos no Quadro I da NR 04, para então dimensionar o SESMT, com base no Quadro II da mesma Norma.
Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por:
O SESMT é composto por profissionais de nível técnico e superior, com especialização em saúde e segurança do trabalho, no caso dos Médicos do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho e Enfermeiros do Trabalho.
O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da, atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.
Dimensionamento do SESMT. De acordo com o Quadro II da NR-04. O dimensionamento para mais de 500 empregados deverá ser feito levando-se em consideração o dimensionamento de faixas de 3501 a 5000 mais o dimensionamento do(s) grupo(s) de 4000 ou fração acima de 2000.
O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), é constituído por profissionais da área da saúde, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro das empresas.
O SESMT é composto por profissionais de saúde e segurança do trabalho, entre eles: Médicos do Trabalho – profissional com formação em medicina e portador de curso em nível de pós-graduação em Medicina do Trabalho ou portador de certificado de residência médica em área relacionada à saúde do trabalhador.
Conceito de SESMT A sigla SESMT significa Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, formado por um equipe multidisciplinar, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos servidores/trabalhadores.
SESMT é a sigla para Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho. O SESMT é formado por profissionais do trabalho que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro de uma empresa e reduzir custos com acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
De acordo com o que estabelece a NR 4, o dimensionamento do time do SESMT vincula-se a dois fatores: à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados.