Como é feita a hidroterapia?

Como é feita a hidroterapia?

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.

Para quem é indicado a hidroterapia?

A hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolve problemas de ordem traumato-ortopédicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, estéticos e etc.

Quais equipamentos usamos nas sessões de hidroterapia?

Quais equipamentos são necessários?

  • Piscina aquecida. A água aquecida costuma ser a mais utilizada na hidroterapia, com os exercícios sendo principalmente realizados na piscina aquecida. ...
  • Corrimãos fixos. ...
  • Macarrão de polietileno. ...
  • Jatos de água. ...
  • Arcos com pesos. ...
  • Bolas. ...
  • Halteres. ...
  • Prancha de piscina.
  • O que é melhor fisioterapia ou hidroterapia?

    Quando está na água, o paciente se sente mais livre e seguro para realizar diversos tipos de movimentos, já que estão reduzidos os riscos de queda. Como resultado, a hidroterapia consegue ir mais longe do que a fisioterapia em solo.

    Quais são os efeitos da hidroterapia?

    A hidroterapia promove ao paciente aumento da força muscular, melhora do equilíbrio e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, reduzindo o impacto nos membros inferiores e oferecendo formas de realizar exercícios que até então podem ser impossíveis de serem realizados em solo em um primeiro momento.

    Qual a diferença de hidroginástica e hidroterapia?

    Enquanto a hidroginástica é uma atividade física para condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, a hidroterapia é um recurso da fisioterapia, para tratamento de diversas doenças.

    São efeitos terapêuticos da hidroterapia?

    Os efeitos terapêuticos gerais são: 1- Alívio de dor; 2- Alívio do espasmo muscular; 3- Relaxamento; 4- Aumento da circulação sangüínea; 5- Melhora das condições da pele; 6- Manutenção e/ou aumento das ampli- tudes de movimento (ADMs); 7- Reeducação dos músculos paralisa- dos; 8- Melhora da força muscular (desenvol- ...

    São equipamentos que podem ser utilizados para o auxílio das técnicas Hidroterapeuticas?

    São utilizados também jatos de água com altas pressões, que proporcionam massagens relaxantes e a melhora do retorno venoso. O fisioterapeuta responsável ainda usa objetos, como pesos, bolas e arcos, para a realização dos exercícios dentro da água.

    Quais são as propriedades da água utilizadas na hidroterapia?

    As principais propriedades físicas da água de maior alcance clínico sobre o corpo imerso são: densidade, empuxo, pressão hidrostática, turbulência, viscosidade, tensão superficial e refração (FINHOLDT, 2007). A densidade é a relação entre a massa e o volume do corpo imerso.

    Qual é a diferença entre hidroginástica e hidroterapia?

    Enquanto a hidroginástica é uma atividade física para condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, a hidroterapia é um recurso da fisioterapia, para tratamento de diversas doenças.

    Como funciona a hidroterapia?

    • A hidroterapia é capaz de produzir uma série de reações no organismo. Devido às variações na temperatura ou nas diferenças de pressão exercidas por jatos, é possível estimular o corpo, potencializando os processos curativos e restauradores.

    Quais são os equipamentos necessários para a realização da hidroterapia?

    • Para a realização da hidroterapia é necessário ter, além da piscina, equipamentos de fisioterapia específicos para os exercícios aquáticos. Os principais incluem: 1. Piscina aquecida

    Quando começou a hidroterapia no Brasil?

    • A partir daí essa conduta médica começa a se chamar hidroterapia, que tem como definição o uso da água sobre qualquer forma para o tratamento de doenças. No Brasil a hidroterapia teve início na Santa Casa do Rio de Janeiro, em meados de 1922.

    Quais são os principais tratamentos hidroterápicos?

    • A hidroterapia também contribui para o emagrecimento. Quando a pessoa é submetida a um banho frio, seu corpo responde com a liberação de calor. Assim, ocorre uma aceleração do metabolismo, que leva a um consumo mais acentuado de calorias. Quais são os principais tratamentos hidroterápicos?