Fases do Tratamento para ATM / DTM Relaxamento da musculatura orofacial e cervical; Relaxamento da musculatura intraoral; Mobilizações manuais para alívio da dor; Controle de possíveis processos inflamatórios.
A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.
No tratamento das desordens temporomandibulares (DTM) podem ser utilizados a termoterapia, como o calor superficial em região de face e cervical no caso de dor orofacial ou a crioterapia nos casos articulares, como deslocamento anterior do disco.
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu em 2002 a Disfunção Temporomandibular (DTM) e a Dor Orofacial como uma especialidade à parte. Por isso, a principal indicação de um profissional adequado para tratar ATM é o cirurgião-dentista.
ATM é a sigla utilizada para "Articulação Temporomandibular", essas articulações ligam diretamente o osso da mandíbula ao osso do crânio e permitem que funções como mastigação e fala sejam executadas.
O exame deve incluir exame geral da face, cabeça e pescoço: Exame musculoesquelético Avaliação intra-oral Avaliação dos nervos cranianos. A inspeção da face, cabeça e pescoço inclui a visualização e palpação, procurando identificar possíveis tumores, infecções e /ou outras patologias.
A DTM muscular ocorre quando há um tensionamento dos músculos mastigatórios. Esses músculos podem funcionar inadequadamente por diversos motivos. Um deles pode ser uma deficiência nutricional que faz com que eles se desgastem e não consigam se regenerar. A dor pode ocorrer também por conta de lesões musculares.