O CET deve ser expresso na forma de taxa percentual anual e incorpora todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito (taxa de juro, mas também tarifas, tributos, seguros e outras despesas cobradas). Essa taxa facilita a comparação das opções de empréstimo e financiamento para o consumidor.
Para o cálculo do Custo Efetivo Total consideraremos não só os juros, mas todas as despesas que compõem a Prestação Mensal Total. Dessa forma, com juros mensais de 1,42% chegamos a um CET mensal de 1,54% (a diferença entre os dois números é o impacto das despesas adicionais).
O que é o Custo Efetivo Total? O CET é a taxa que leva em consideração todas as despesas que incidem em uma operação de crédito, incluindo juros e outros encargos cobrados pelo banco.
O CET é a soma de taxas de juros, tributos, tarifas, gravames, IOF, registros, seguros e demais despesas do contrato. Ele é apresentado como um percentual (%) anual.
Para o cálculo do custo efetivo total consideraremos não só os juros, mas todas as despesas que compõem a Prestação Mensal Total. Dessa forma, com juros mensais de 1,42% chegamos a um CET mensal de 1,54% (a diferença é o impacto das despesas adicionais). A taxa equivalente anual do CET é 20,2% a.a.
Para calcular o custo efetivo total no excel , basta buscar a aba Fórmulas, clicar em Financeiro e logo após em Taxa e preencher os campos corretamente.
O CET é a soma de taxas de juros, tributos, tarifas, gravames, IOF, registros, seguros e demais despesas do contrato. Ele é apresentado como um percentual (%) anual. ... Mesmo que uma empresa forneça juros e prazo igual a outra empresa, o Custo Efetivo Total pode variar.
Do mesmo jeito funciona o CET, que nada mais é do que o Custo Efetivo Total de um serviço. Ele contém todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento. ... O CET corresponde então ao valor total da negociação.
Para calcular o custo efetivo total no excel , basta buscar a aba Fórmulas, clicar em Financeiro e logo após em Taxa e preencher os campos corretamente.
O CET é a soma de todos os tributos, taxas, seguros, encargos e outras tarifas que são pagas às instituições financeiras ou fintechs na contratação de um empréstimo para empresas ou financiamentos.