As oportunidades que são dadas aos ouvintes precisam ser dadas também aos surdos, porque todos são iguais perante a Lei, isso é um direito constitucional! O surdo precisa ser visto como um cidadão, como alguém que pode e deve exercer seus direitos e deveres.
A inclusão social dos surdos tem sido um tema utilizado, com frequência, na literatura especializada brasileira, tanto na área da educação básica, como na educação inclusiva, no que tange a sua inserção no ensino básico regular.
Atendimento na área da saúde Outra das maiores dificuldades dos surdos na sociedade está relacionada à área da saúde. Grande parte dos hospitais (públicos e particulares), laboratórios, clínicas, postos de saúde etc. ainda não oferecem o padrão necessário para atender pessoas com deficiência auditiva.
Historicamente os surdos estiveram marginalizados da sociedade, considerados diferentes, como bem salienta Sassaki (1997, p. ... Porém, uma vez reconhecida a deficiência auditiva, buscou-se proporcionar aos surdos sua inclusão social.
A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.
A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos. ... A língua de sinais constitui esta ponte, portanto, importante na educação dos surdos nas classes regulares.
Lei nº 10.436 – Lei da Libras, é considerada uma das leis mais importantes para a comunidade surda brasileira. A partir dela, a Língua Brasileira de Sinais passou a ganhar mais visibilidade no país, sendo desenvolvidas diversas ações com o objetivo de torná-la cada vez mais acessível.
É essencial para as crianças surdas utilizarem a Língua de Sinais de sua comunidade com seus pais, com os profissionais da área educacional e com as pessoas de convívio mais próximo para que garanta o desenvolvimento psíquico, social, político e psicológico.
A Lei nº 10.436 tornou a Língua Brasileira de Sinais a segunda linguagem oficial do país, além disso, os órgãos públicos e empresas vinculadas ao governo tem por obrigação ajudar na inclusão dos surdos e na popularização das libras. ... Devido a isso, se um dia um surdo for até essa empresa, não terá como ser atendido.