O tie dye é uma técnica antiga muito utilizada principalmente pelas culturas africanas e asiáticas. O significado literal é 'amarrar e tingir'. Nos anos 60 e 70, devido ao movimento hippie o artesanato e outras técnicas de 'faça você mesmo' passaram a ser mais valorizadas.
E como o papel da moda é repaginar tudo e criar tendências, o tie dye voltou como tendência em 2020. ... Na prática este é um processo simples de amarrar (tie) e tingir (dye) tecidos feito com corantes que criam estampas super coloridas nas peças de roupas.
Dê preferência para peças de tecidos de fibras naturais, como o algodão e viscose, pois eles absorvem melhor a cor. Outra dica, é usar peças de cores mais claras dos que as das tintas escolhidas, não precisando ser necessariamente branco.
O tie dye surge na Índia e no Japão, entre os séculos IV e VI d.C. Também existem registros de que técnicas similares de tingimento e estamparia foram utilizadas em outras partes do globo no mesmo período, incluindo a América do Sul, nas sociedades pré-colombianas.
Já o termo tie-dye como conhecemos, que em tradução literal do inglês significa, "amarrar e tingir" foi incorporado a técnica somente nas décadas de 19. ... Além disso, o tie-dye ficou associado ao movimento psicodélico, com o ápice do uso de drogas naturais e sintéticas no período.
A cada 1 potinho de 37ml de tinta acrilex , acrescentamos de 4 a 5 potinhos com água para diluir. A diluição é um trabalho artesanal que exige cuidado e carinho. Então com carinho, misture bem até ficar homogêneo.