Ginástica rítmica é um tipo de ginástica desenvolvida com movimentos corporais baseados nos elementos do balé e da dança teatral, numa mistura de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução é realizada em sincronia com a música.
A Ginástica Rítmica começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não possuía regras especificas nem um nome determinado. ... Em 1946, na Rússia, surge o termo "rítmica", devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos.
Cada movimento de uma rotina de GR envolve um grau alto de habilidade atlética. Um ginasta rítmico deve possuir as seguintes habilidades: força, energia, flexibilidade, agilidade, destreza e resistência.
A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas. Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda. - Nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, as atletas de ginástica rítmica que mostrassem a alça do sutiã perdiam pontos.
O manuseio do aparelho é caracterizado por movimentos contínuos de rolamentos, saltos e giros com a bola sobre o corpo e o chão, combinados a flexibilidades. Quiques, largadas e retomadas, movimentos em oito e rebotes são os manuseios típicos para esse aparelho.
A ginástica rítmica é uma modalidade da ginástica tradicional, desenvolvida com movimentos corporais baseados nos no balé e na dança teatral. Assim, o objetivo é ter a expressão corporal por meio dos movimentos sincronizados com a música e com os aparelhos.
A ginástica rítmica no Brasil foi introduzida no Brasil na década de 1960 por meio da Professora Ilona Peuker, uma imigrante húngara radicada no Brasil desde década de 1950. Teve várias denominações ao longo dos anos: foi chamada de ginástica moderna, ginástica rítmica moderna e ginástica feminina moderna.
Émile Jacques Dalcroze A história da Ginástica Rítmica remete a uma mistura entre a ginástica tradicional (artística) e a dança. Essa ginástica muito deve ao coreógrafo moderno Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan.
Ser ginasta requer força mental e agilidade física....Dedique sua vida para a ginástica.
Ginástica é um esporte tanto emocionante quanto belo, que não requer somente coragem de seus adeptos como também graça domínio do corpo. A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade.