Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.
Está frase de Sócrates "so sei que de nada sei" significa uma contraposição ou seja uma diferença de dois signicados o significado do conhecimento absoluto e tambem pode significa uma relação de duvidas no que se pode acredita Sócrates era o mestre das perguntas para ele nunca era suficiente apenas uma resposta .
Sócrates Foi dessa lógica que Sócrates extraiu a histórica frase "só sei que nada sei", pensamento que lhe rendeu vários inimigos em Atenas, que o acusaram de ser, na verdade, um sofista interessado em se aproveitar da retórica para mentir.
O "sei que nada sei" é um ponto de partida para a Filosofia, pois: aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos. é um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
Ele a disse como conclusão de que não sabia todas as coisas, nem sabia tão bem quanto podia aquelas que ele já conhecia um pouco. Ele, na verdade, sabia que podia aprender novas coisas e aprender melhor as que já sabia. Por isso não afirmava saber, afirmava não saber.
Sócrates foi um grego de origem humilde que revolucionou o pensamento ocidental de tal modo que foi condenado à morte em 399 a.C. Mestre de Platão, Sócrates teria inaugurado o período antropológico da filosofia grega. Sócrates (4 a.C.) foi um filósofo grego que revolucionou o pensamento ocidental.
Só sei que nada sei, foi uma frase dita por Sócrates para afirmar o fato de que apesar de saber diversas coisas.. ... Já no caso de " conhece-te a te mesmo", é a busca pelo conhecimento interior.
Alguns sites especializados podem ajudar, como o Quote Investigator. A partir de pedidos cadastrados no site, apura registros históricos para confirmar a autoria. Já o Centro Winston Churchill criou seu próprio banco de frases falsamente atribuídas ao ex-premiê britânico.