Aruanda é uma espécie de colônia habitada por espíritos que aceitaram a missão de continuar a ajudar os homens, mesmo depois de partirem do plano físico. A grande maioria desses seres de luz são os famosos Pretos Velhos, Caboclos e outros Guias da Umbanda.
Significado de Aruanda substantivo masculino [Folclore] O céu onde vivem os orixás.
Acredita-se que esses espíritos habitam um reino mítico conhecido como Aruanda, denominação derivada de Luanda, capital de Angola, relacionada com as origens africanas do culto.
Bom, quem vai para Aruanda recebe a missão de auxiliar os seres carnais em suas batalhas, em suas derrotas e vitórias. Quem vai para lá passa a servir como guia para os seres humanos. São espíritos que foram evoluindo e evoluindo de vida em vida, até atingirem a perfeição.
A entidade sem fins lucrativos é comandada por Benedita há mais de dez anos e reúne cerca de 300 pessoas. Difundida entre o Candomblé, Catolicismo e o Espiritismo, a Umbanda foi criada no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1908.
O que é Aruanda: Topônimo através do qual os negros africanos designavam o porto de Angola e que depois, na mitologia afro-brasileira, passou a designar um lugar utópico:a África,a pátria distante,o paraíso da liberdade perdida.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
O local que habitavam chamava-se Aruanda, o que se poderia interpretar como paraíso. ... Vem da Aruanda ê, Vem da Aruanda a, Pai Pena Branca, Vem da Aruanda, Vem na Umbanda. Oxóssi êeee Oxóssi aaaaa Oxóssi é marambolê, marambolá Quem é aquele que vem lá de Aruanda Montado em seu cavalo Com seu chapéu ...
Com seus cachimbos ou cigarros de palha, defumam as pessoas que com eles tomam passes. A ação do fogo e do fumo "queima" as energias pesadas - se engana quem pensa que eles precisam do "pito" para alimentar vícios. Já o café, servido sempre frio e sem açúcar, nos trabalhos, ajuda a dar movimento à vida das pessoas.
Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.