Na arte renascentista, a escultura e pintura, foram desprendidas da arquitetura. Nas principais características da arte renascentista na arquitetura está o círculo como modelo centralizador dos templos com a cúpula. O principal arquiteto da arte renascentista, foi Brunelleschi.
A pintura renascentista teve origem na Itália em meados do século XIII, mais especificamente em Florença, com forte realismo escultórico e uso da perspectiva. ... Diferente da tradição florentina, em Veneza as obras enfatizavam a cor e as nuances de luz, exibindo um lirismo suave.
As obras criadas pelos artistas renascentistas tinham como principal característica o antropocentrismo, ou seja, o homem como centro do universo, além do racionalismo, cientificismo, naturalismo, universalismo e hedonismo.
O aprendizado da técnica permite conhecer a estrutura básica do espaço e fazer associações proporcionais entre seus componentes. A perspectiva foi a "forma simbólica" do Renascimento, pois causou uma revolução na concepção e na prática na pintura, e que ainda hoje é praticada para transformar ideias em matéria.
Entre outras características, os renascentistas foram fortemente influenciados pela filosofia, ciência e literatura produzida na Grécia e na Roma Antiga. ... Os renascentistas fazem uso da geometria euclidiana, que, com base na obra de Euclides de Alexandria, propõe construções em duas e três dimensões.
A Pintura Renascentista é cedo marcada pela idealização da figura humana sob os traços clássicos e pela grande inovação que é a perspectiva linear revoluciona a representação visual, que dá os primeiros passos com o arquitecto Brunelleschi e é largamente impulsionada pelos trabalhos do arquitecto Leon Battista Alberti ...
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns como: - Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos. - O uso da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas.
nossa, que tipo de obra renascentista é você? a beleza do seu realismo e o poder dramático dos seus traços te transformam em uma arte tão magnífica que mesmo se fosse estudada por milhares de críticos e acadêmicos nunca seria compreendida pois é expetacular demais pra esse mundo.