5.2.2 Coleta de água para a Análise Organoléptica - Para a amostra da análise organoléptica abra o frasco de plástico e lave-o três vezes com a água a ser coletada; - Amarre o frasco da mesma forma da coleta microbiológica e recolha a água até encher ¾ ou (75%) do frasco; - Fechar bem o frasco e identifique a amostra.
A água do poço deve ser bombeada por tempo suficiente para eliminar a água estagnada na tubulação. A coleta deve ser realizada em uma torneira próxima da saída do poço ou na entrada do reservatório. Caso necessário, a torneira pode ser desinfetada com a aplicação de uma solução de hipoclorito de sódio 100mg/L.
A análise da água pode ser definida em 3 categorias: Testes químicos: determinam as quantidades de substâncias minerais e orgânicas que afetam a qualidade da água. Testes microbiológicos: mostram a presença de bactérias e outros microrganismos, características da contaminação fecal.
Para a coleta de análise de água microbiológica ou físico-química, é indicado usar uma torneira no conduto ascendente do poço. Nesta torneira de descarga, é preciso deixar a água correr antes da coleta ao longo de 5 minutos.
De preferência as tampas devem ser do tipo auto-lacráveis, permitindo assim uma maior confiabilidade na amostra. Todos os frascos devem ser escrupulosamente limpos, conforme descritos nos procedimentos operacionais padrões de cada tipo de análise.
A análise microbiológica de água é feita através de coletas da amostra e ensaios microbiológicos para conservação e controle da qualidade do mesmo, atendendo às necessidades e especificações de cada contratante.
A NBR 9898 (ABNT, 1987), relata que a amostragem de águas superficiais pode ser feita por coleta manual, respeitando os seguintes procedimentos: com todos os cuidados de assepsia, remover a tampa do frasco juntamente com o papel protetor; com uma das mãos segurar o frasco pela base, mergulhando-o rapidamente com a boca ...
2.1. Um bom planejamento deverá ser embasado em informações preliminares como: a cuidadosa determinação dos pontos de coleta e o estabelecimento de um itinerário racional, levando em conta a disponibilidade do laboratório para a execução das análises e prazos de preservação das amostras.
A análise de água é de grande importância, em especial quando destinada ao consumo humano. Assim conseguimos nos assegurar se a água distribuída é de confiança. Ou seja, se está isenta de microrganismos ou substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas.
Compre um kit caseiro para análise de água.