"E disse Deus: Haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus o firmamento, e fez separação entre as águas que estavam debaixo do firmamento e as águas que estavam sobre o firmamento; e assim foi.
Uma divisória de águas ou linha de separação de águas designa um limite geográfico que separa um território em duas ou mais bacias hidrográficas distintas. Mais precisamente, as águas da chuva, de derretimentos de neve e do solo escoam para diferentes direções e vertedouros a partir de um maciço montanhoso específico.
Segundo a Bíblia, Moisés ergueu as mãos para o mar Vermelho e durante toda a noite Deus separou as águas com um forte vento de leste para permitir a fuga do povo hebreu do Egipto para a Palestina.
Para nós, que depois de tantos anos de evolução nos habituamos a viver na superfície, não surpreende muito dizer que os oceanos são responsáveis pela maior reserva de água da Terra: cerca de 97% da água existente em nosso planeta está distribuída entre os oceanos, Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico.
Abóbada celeste é uma expressão que corresponde ao espaço do céu que enxerga-se da terra, também chamado de firmamento. É um conceito da astronomia que usa dos cálculos da trigonometria esférica para o estudo dos astros. O teto de um templo maçônico também é chamado de abóbada celeste.
A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.
4 alicerce, céu, fundamento, sustentáculo.