Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: Abertas, feridas em que as bordas da pele estão afastadas; Fechadas, feridas em que as bordas da pele estão justapostas.
Ferida ou lesão de pele pode ser definida como uma ruptura estrutural e fisiológica do tegumento cutâneo (pele), da membrana mucosa ou de qualquer parte do corpo, podendo ser causada por agentes físicos, químicos ou biológicos.
Os critérios de avaliação de feridas como exsudato, sinais flogísticos, tecido, tamanho e localização foram lembrados pelos enfermeiros como principais critérios para avaliar as feridas cutâneas.
Veja o que você deve anotar:
CARACTERÍSTICAS DE UM CURATIVO IDEAL:
Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica....Sinais de infeção:
Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?
Um dos principais cuidados de enfermagem nas feridas é acompanhar a evolução das diversas etapas do tratamento, como também realizará um planejamento de tratamento adequado, através de métodos terapêuticos que poderão ser aplicados juntamente com uma equipe multidisciplinar que, por sua vez, utilizará procedimentos e ...
Ao avaliar e registrar as características da LP, atentar para os seguintes aspectos:
FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.