Esta última fórmula permite calcular o VALOR DESCONTADO racional simples do título (Va) a partir do seu VALOR DE FACE (N), da taxa de desconto (i) e do número de períodos de antecipação (n). E para calcular o desconto racional simples, basta fazer D = N – Va.
Se o valor atual corresponde ao capital e o valor nominal, ao montante, o desconto racional utiliza a mesma fórmula de juros simples: M = C × i × n.
O desconto simples racional (Dr) também chamado de desconto por dentro ou desconto real é equivalente ao juro produzido pelo valor atual do título numa taxa fixada e durante o tempo correspondente.
O desconto simples racional também denominado de desconto real (verdadeiro) ou desconto por dentro, é o mesmo que um juro produzido pelo valor inicial. Porém, este valor é a diferença entre o Valor Nominal que é o valor teórico ideal de um titulo, e o Valor atual que é o valor real que esse título possui.
O valor líquido é o total após os descontos. Por exemplo, no caso do salário, muitos descontos acontecem na fonte, ou seja no holerite (contracheque), como: IRRF (Imposto de Renda Retido da Fonte). INSS (contribuição previdenciária).
O cálculo do desconto racional é feito sobre o Valor Atual do título....17 Tipos de descontos.Desconto composto por foraJuros compostosA=N(1−i)nS=P(1+i)nA é o Valor AtualP é o Valor Principali é a taxa negativa de descontoi é a taxa de jurosn é o no. de períodos$$n é o no. de períodos
O desconto deve ser entendido como a diferença entre o valor de resgate de um título e o seu valor presente na data da operação, ou seja: D = VF - VP, em que D representa o valor monetário do desconto, VF o seu valor futuro (valor assumido pelo título na data do seu vencimento) e VP o valor creditado ou pago ao seu ...