Se a tinta for a base de óleo, ao invés de água, utilize solventes como thinner. Porém, pensando em situações onde a tinta velha de parede esteja de fato, bem endurecida, o segredo capaz de solucionar a questão é utilizar água, porém, água quente.
terebintina O solvente da gama para artistas mais forte é a terebintina. A terebintina origina uma mistura adequada, evapora-se lentamente, e é o solvente com o odor mais forte dos normalmente utilizados pelos pintores. Deve ser usada com os cuidados necessários para a preservação da saúde.
Thinner PU: ideal para a diluição das tintas poliuretano e poliéster. Além disso, a Solven ainda oferece o Solven Raz, o qual é indicado para as tintas à óleo e esmaltes sintéticos.
Para aplicação com pistola diluir 30%, pressão entre 2,2 e 2,8Kgf/cm² ou 30 a 35lbs/pol². Brilhante Exterior e Interiores Madeira e Metais: 2 a 3 demãos Ao toque: 6 a 8 horas Entre demãos: 12 horas Final: 24 horas.
Aguarrás A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox.
Querosene Diluente, um ótimo produto para quem gosta de bons resultados, nossa Querosene é recomendada para diluição de tintas à base de óleo, vernizes e esmaltes sintéticos.
aguarrás A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.
Instruções para uso: Adicionar o thinner a tinta a ser aplicada e misturar até que o mesmo esteja totalmente incorporado. A quantidade de thinner a ser adicionada deve estar de acordo ao método empregado para pintura. Sendo importante salientar que a quantidade de thinner adicionada, não deve passar de 20%.
Concluída toda a preparação da madeira para a pintura, você já pode pintar. Para isso, prepare a tinta de acabamento (esmalte ou a óleo), misturando de 10 a 15 % de aguarrás na tinta, ou conforme orientações do fabricante. Mexa bem com uma espátula apropriada e lembre-se de não usar chave de fenda ou cabo de vassoura.
O esmalte sintético à base de água pode ser aplicado com pincel ou rolo, sendo necessário diluir até 10% com água potável. Se o emprego for com pistola, deve-se diluir até 20%.