Compreendendo Ka e pKa Como pH e pOH , esses valores também são responsáveis pela concentração de íons de hidrogênio ou prótons (para Ka e pKa) ou concentração de íons hidróxido (para Kb e pKb). Ka e Kb estão relacionados entre si através da constante iônica para a água, Kw: Kw = Ka x Kb.
Dessa forma, o cálculo da constante de acidez considera o quociente entre o produto da concentração molar de sua base conjugada e de seu número de íons de hidrogênio, pelo de suas partículas não ionizadas....Constante de Acidez.ÁCIDOSKaFORÇA ÁCIDACh2COOH1,8.10-5FracoH2CO34,3.10-7FracoH2S1,3.10-7FracoHCN4,9.10-10Muito Fraco
Ka e pKa são utilizados para quantificar a acidez e basicidade. A relação entre o Ka e a acidez é direta, quanto maior o Ka mais forte é o ácido. Já a relação entre acidez e pKa é inversa, quanto maior o pKa mais fraco é o ácido.
Ka = 1,0x10-4 = constante de ionização do ácido. Negligenciando a quantidade de ácido que sofre ionização, determine o valor do pH da solução....Resolução:
Kb é a constante a uma dada temperatura e é normalmente tabelada a 25 ºC. O valor do Kb para a amônia é 1,8 E-5 (a notação "E-5" significa "dez elevado a -5").
pKa = -log Keq Sendo que pka é uma constante para determinado ácido, valor esse encontrado em manuais de laboratório, e Keq é a constante de equilíbrio de dissociação do ácido fraco. Assim, geralmente o tampão fosfato é utilizado para menter o pH de uma solução ao redor de 7.
A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base.
A expressão matemática utilizada para determinar o grau de dissociação é: Sempre após realizar a divisão entre o número de íons-fórmula dissociados e o número de íons-fórmula total, devemos multiplicar o resultado por 100 para determinar a porcentagem da dissociação.